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Jurídico Resíduo Zero

Além de desburocratizar os processos, a transformação digital trouxe economia financeira e ganhos ambientais 


É comum pensarmos em pilhas de papéis, gastos e mais gastos com cartórios, além de muita burocracia quando falamos de um departamento jurídico, certo?

Este não é mais o caso do Departamento Jurídico da MBigucci. 

Alinhado ao Big Vida, Programa de Responsabilidade Ambiental que a construtora desenvolve há 15 anos, o projeto “Jurídico Resíduo Zero”, nasceu por vontade da gerente Talita Brito em contribuir com as ações sustentáveis da empresa. 

Desde 2019, o Departamento vinha implementando iniciativas pontuais, mas, a partir de janeiro de 2020, saiu literalmente do papel, trazendo resultados muito positivos para a MBigucci, incluindo a participação do projeto no Prêmio Eco Amcham 2021.

“Com o engajamento de toda a equipe e o apoio da diretora Roberta Bigucci, em pouco tempo conseguimos transformar em digital a maioria dos nossos processos.  Sem gerar custos para a empresa, pesquisamos e aproveitamos as ferramentas on-line disponibilizadas gratuitamente pelos Cartórios (Registro de Imóveis, Tabelionatos de Notas, de Protesto, Registro Civil etc), e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo”, explicou Talita. 

A gerente jurídica destaca ainda que a nova cultura digital trouxe mais integração e produtividade aos colaboradores, que também incorporaram os novos hábitos nas atividades em casa.

Para a diretora administrativa Roberta Bigucci, o resultado do “Jurídico Resíduo Zero” foi muito além de desburocratizar os processos e gerar economia de tempo, financeira e de recursos ambientais. “No período mais severo da pandemia, com o fechamento dos fóruns e cartórios, este avanço tecnológico foi fundamental para a sustentabilidade da empresa. Conseguimos manter os prazos e compromissos com nossos clientes e fornecedores, além de expandirmos nossas vendas para o exterior, com clientes no Japão, Irã e EUA. A transformação digital do Jurídico, contribuiu para a MBigucci avançar no mercado. Queremos ser uma empresa resíduo zero. Este é um dos nossos macros objetivos”, ressaltou Roberta.

META 2021


Digitalizar 100% dos processos judiciais físicos em andamento.

  • Atualmente temos 200 processos com tramitação média estimada em mais cinco anos para cada processo.

    Economia prevista: 20 mil páginas de papel, além de insumos de impressão e custos com deslocamento ao cartório, reconhecimento de firma, cópias autenticadas etc.

    TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

    (processos já on-line)

      • Incorporação imobiliária 100% digital;
      • Instituição de condomínio 100% digital;
      • Notificações extrajudiciais 100% digitais (Assinadas com certificado digital pelos representantes da empresa e enviadas ao cartório de Registro de Imóveis ou de Registro de Títulos e documentos via plataforma www.rtdbrasil.org.br);
      • Contratos eletrônicos de compra e venda do imóvel, com assinatura digital;
      • Participação de audiências de conciliação preferencialmente virtual;
      • Assembleias de condomínio virtuais;
      • Lavratura virtual de escritura de venda de imóvel;
      • Visita virtual guiada para acompanhamento das obras pela comissão de compradores;
      • •Entregas online de empreendimentos.


      PIONERISMO
      Dentre os processos inovadores implementados com “Jurídico Resíduo Zero”, destaque para a Incorporação Imobiliária. A MBigucci foi pioneira nesta modalidade junto ao 16º Cartório de Registro de Imóveis da Capital, sendo a segunda do Estado de São Paulo a executar uma incorporação imobiliária 100% digital (empreendimento VERT - R. Bueno de Andrade, 726 – Aclimação/SP).

      “Este novo formato (100% digital), proposto pela MBigucci e realizado por nosso cartório, com certeza passará a ser uma tendência no mercado imobiliário, pois facilita o processo que demanda um volume grande de documentações. Certamente este será o futuro, que a MBigucci e nosso cartório já trouxeram para o presente,” destacou  Dr. Cristiano de Oliveira Pena, oficial substituto do 16º Cartório de Registro de Imóveis da Capital, responsável pela Região da Aclimação/SP.

      Resultados:

      • Menos 500 folhas de papel a cada incorporação digital
      • Zero deslocamento até o cartório (prenotação por E-Protocolo do site Registradores)
      • Sem custos de reconhecimento de firma e cópias autenticadas
      • Zero Resíduo para o Meio Ambiente
      • Não-Emissão de CO2
      • Redução do tempo de tramitação do processo em 50%.