Além de desburocratizar os processos, a transformação digital trouxe economia financeira e ganhos ambientais
É comum pensarmos em pilhas de papéis, gastos e mais gastos com cartórios, além de muita burocracia quando falamos de um departamento jurídico, certo?
Este não é mais o caso do Departamento Jurídico da MBigucci.
Alinhado ao Big Vida, Programa de Responsabilidade Ambiental que a construtora desenvolve há 15 anos, o projeto “Jurídico Resíduo Zero”, nasceu por vontade da gerente Talita Brito em contribuir com as ações sustentáveis da empresa.
Desde 2019, o Departamento vinha implementando iniciativas pontuais, mas, a partir de janeiro de 2020, saiu literalmente do papel, trazendo resultados muito positivos para a MBigucci, incluindo a participação do projeto no Prêmio Eco Amcham 2021.
“Com o engajamento de toda a equipe e o apoio da diretora Roberta Bigucci, em pouco tempo conseguimos transformar em digital a maioria dos nossos processos. Sem gerar custos para a empresa, pesquisamos e aproveitamos as ferramentas on-line disponibilizadas gratuitamente pelos Cartórios (Registro de Imóveis, Tabelionatos de Notas, de Protesto, Registro Civil etc), e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo”, explicou Talita.
A gerente jurídica destaca ainda que a nova cultura digital trouxe mais integração e produtividade aos colaboradores, que também incorporaram os novos hábitos nas atividades em casa.
Para a diretora administrativa Roberta Bigucci, o resultado do “Jurídico Resíduo Zero” foi muito além de desburocratizar os processos e gerar economia de tempo, financeira e de recursos ambientais. “No período mais severo da pandemia, com o fechamento dos fóruns e cartórios, este avanço tecnológico foi fundamental para a sustentabilidade da empresa. Conseguimos manter os prazos e compromissos com nossos clientes e fornecedores, além de expandirmos nossas vendas para o exterior, com clientes no Japão, Irã e EUA. A transformação digital do Jurídico, contribuiu para a MBigucci avançar no mercado. Queremos ser uma empresa resíduo zero. Este é um dos nossos macros objetivos”, ressaltou Roberta.
META 2021
Digitalizar 100% dos processos judiciais físicos em andamento.
Resultados: