Obras
A construtora Mbigucci também adota ações ecologicamente corretas em suas obras.
Em busca do ISO 14.000, a empresa deu início em 2006 a uma série de medidas sustentáveis.
“Implantamos o conceito de Obra Limpa”, conta o engenheiro Milton Bigucci Junior.”
“Investimos muito para conquistar este certificado e temos certeza que terá bom retorno tanto na parte sócio-ambiental quanto na econômica, além de criarmos um melhor ambiente de trabalho”, observa.
Na obra do Condomínio Nova Santo André II, localizado na Vila Palmares, o esgoto gerado é tratado e reutilizado na água da descarga dos banheiros.
Assim como ocorre em outras obras da construtora, a água usada na lavagem dos caminhões betoneira de concreto e a tinta extraída dos pincéis não são jogadas diretamente na rua.
Os caminhões são lavados num recipiente específico que filtra a água antes de ser despejada na rede pública. Para reduzir consumo de energia, em alguns canteiros de obras a iluminação é feita por meio de garrafas PET transparentes, colocadas no telhado, por onde entra a luz natural, dispensando o uso da iluminação artificial. “Quase 100% dos resíduos sólidos produzidos ou utilizados nas obras são enviados para cooperativas de reciclagem”, comenta Bigucci.
“Nossos prédios ainda não são completamente sustentáveis, mas já estamos desenvolvendo algumas ações ligadas ao tema”, finaliza.