Vamos apresentar uma lista com 17 melhores raças de cães para apartamento, mas sempre lembrando que isso é muito relativo e varia de cão para cão.
Confira algumas raças de cães para apartamento
- Buldogue Inglês
Embora eles não fiquem muito pequenos, os buldogues ingleses são considerados ótimos cães para apartamento por serem tranquilos, um tanto preguiçosos e adorarem um sofá. A desvantagem é que eles têm a saúde delicada, por isso, mantê-los pode ser caro.
- Pug
Outro que também é bastante tranquilo e carinho é o pug. Eles adoram a companhia de seus donos, aos quais costumam ser muito apegados. Mas, assim como os buldogues, os pugs também têm a saúde delicada, especialmente com relação aos problemas respiratório e de pele.
- Buldogue francês
Os buldogues franceses, bem menores que os ingleses, também são a raça perfeita de cães para apartamento. Eles são amáveis, especialmente com crianças, e costumam ser muito dóceis até com outros animais. O problema é que eles costumam ser um tanto bagunceiros e têm a saúde frágil, especialmente com relação à pele.
- Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia)
Peludinhos e pequenos, a grande vantagem desses cachorrinhos é que eles não precisam de tosa. No entanto, eles precisam ser adestrados, ou podem ter problemas de socialização e podem ser também bastante possessivos com relação aos seus donos e ao ambiente em que vivem.
- Shih Tzu
Eles são um dos mais populares cães para apartamento, já que são dóceis, calmos e bem pequeninos. A única coisa que o dono não pode se descuidar com relação ao shih tzu é a tosa, que precisa ser periódica.
- Lhasa Apso
Esta também é considerada uma das melhores raças de cães para apartamento por serem pequenos e tão calmos quanto os shih tzus. Mas, como você mesmo pode ver, a tosa é algo frequente na vida desses bichinhos.
- Chihuahua
Pequeninos e apegados aos donos, eles são ótimos cães para apartamento. No entanto, essa é uma raça que pode ser bastante ciumenta. É preciso ter “pulso firme” e tratá-lo com liderança e não como gente, como muitos donos costumam fazer com essa raça.
- Cavalier King Charles Spaniel
Dócil, alegre e bem educado, estes são ótimos companheirinhos para quem vive em apartamento. O problema é que, no Brasil, eles são raros e podem ser bem caros.
- Yorkshire Terrier
Ideal para quem vive em lugares pequenos e para os alérgicos. Isso porque esses bichinhos têm o pelo similar ao cabelo humano e não irritam a pele ou o sistema respiratório de seus donos.
10 Maltês
Outro tipo de cachorro ideal para donos alérgicos é o maltês. Eles também são pequeninos e se dão muito bem em apartamentos. Mas, é preciso ficar atento porque eles costumam ter a saúde frágil.
11 Poodle Toy
Eles são engraçadinhos, soltam pouco pelo e, definitivamente, são do tipo de cães para apartamento. Os donos, no entanto, são podem jamais se descuidar da tosa.
12 Bichon Frisé
Eles parecem os poodles, mas são um pouco maiores e também se dão bem em apartamentos. A grande vantagem? Assim como os toys (do parágrafo acima), eles soltam pouquíssimos pelos.
13 Pinscher
Eles são pequeninos e adoram ficar com seus donos e familiares. O grande problema é que, a despeito do tamanho, eles podem ser agressivos e ciumentos.
14 Boston Terrier
Eles são divertidos, adoram crianças e amam seus donos. Embora sejam do tipo de cães para apartamento, eles são bastante agitados. Outro ponto delicado sobre a raça e o fato de sofrerem com complicações respiratórias.
15 Dachshund (Teckel)
Eles adoram brincar e são bastante agitados. Embora vivam tranquilamente em apartamento, a verdade é que eles precisam de passeios frequentes. A desvantagem da raça são os problemas de coluna, que podem fazer os bichinhos sofrerem e podem exigir tratamentos dispendiosos.
16 Cocker Spaniel
Eles são lindos, amáveis e bastante companheiros de seus donos. Eles precisam sempre de tosa, mas de forma geral não costuma dar muitos outros trabalhos.
17 Schnauzer
Além de ser uma raça de cães para apartamento, pois não sofrem com o espaço limitado, os schnauzers são bastante inteligentes e companheiros. O problema é que eles costuma latir demais, e isso pode ser um problema em condomínios.
Fonte: Tudo sobre Cachorros