A Preservação e a Sustentabilidade Ambiental há anos fazem parte da cultura da MBigucci. Assim, para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a MBigucci está realizando em sua sede e obras a 2ª Semana do Meio Ambiente MBigucci (de 6 a 10 de junho), com dicas de preservação para todos os colaboradores.
Aproveitando o assunto, esta semana também daremos algumas dicas/informações para vocês, leitores do MBigucci Blog.
Você sabia?
-Que para diminuir os resíduos das obras, além da coleta seletiva a MBigucci tem metas de redução? Em 2 anos a empresa reduziu de 673 para 132 caçambas de resíduos de madeira, de 85 para 45 caçambas de gesso e de 715 para 177 caçambas de alvenaria. Além da redução, todos os resíduos são enviados para empresas credenciadas que dão um fim ecologicamente correto ao material. A madeira vira cavaco e é usada como combustível em caldeiras de grandes indústrias. Os restos de gesso são reaproveitados na fabricação de cimento. O resíduo de alvenaria é transformado em areia, brita corrida (pó de pedra) e pedras de tamanhos variados.
-Que o lixo eletrônico produzido nos escritórios da MBigucci tem um fim ecologicamente correto? As pilhas usadas são descartadas nas lojas da Drogaria São Paulo que possuem papa-pilhas. Baterias são devolvidas para o técnico que faz a manutenção dos aparelhos. Já os computadores antigos da MBigucci são doados à Instituição Assistencial Meimei (IAM), localizada no Bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo-SP.
Procure diminuir a quantidade de lixo gerada, descartando corretamente o que você não utiliza mais. O Brasil acumula cerca de 500 mil toneladas de lixo eletrônico por ano. Só de computadores, 1 milhão vão para o lixo anualmente. Vamos ajudar a reverter este número!
Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental.
Nesta segunda-feira (6/6) foi realizada, na sede da Fiesp, a entrega da 17ª Edição do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, da qual participaram 38 empresas com 46 projetos voltados para preservação ambiental. A MBigucci participou com o case “Redução e Reutilização dos Resíduos de Obra” e foi representada pela diretora administrativa Roberta Bigucci no evento.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Nelson Pereira dos Reis “Todas mereciam ser vencedoras e o são, pois os projetos contemplam ações inovadoras que podem ser replicadas para todo o Brasil”.
A comissão julgadora do prêmio foi formada por representantes de órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/SP), entre outros.
Confiram algumas fotos do evento: