Devido à época de chuvas reforçamos algumas dicas de manutenção preventiva das áreas comuns do condomínio. Confira:
– Bombas d’água – devem ter uma verificação periódica (no mínimo uma vez por semana), checando se há vazamentos ou vibrações anormais e o acúmulo de sujeira, areia ou terra na caixa coletora.
– Muro de contenção e subsolo – mantenha os drenos (buzinotes) e canaletas sempre limpos para escoamento das águas. A verificação deve ser feita a cada três meses.
– Telhados, calhas e rufos – semanalmente, ou com mais frequência em períodos de chuvas constantes, checar se há telhas quebradas, umidade e ferrugem na estrutura de sustentação. As calhas e rufos também devem ser limpos periodicamente.
– Ralos nas áreas comuns – devem ser limpos diariamente e com mais atenção em épocas de chuva e vento, principalmente se houver árvores próximas.
– Elevadores – é necessário manter um contrato de manutenção com empresa especializada, preferencialmente, a própria fabricante para manter garantia. É indispensável também respeitar as condições de uso do elevador. A cada chuva verificar a casa de máquinas para evitar infiltração e danos ao motor e quadro de comando.
-Pintura externa do prédio – deve ser feita em no máximo a cada 5 anos. Além de evitar infiltrações, mantém a valorização estética do edifício.