São Vicente é uma das cidades mais conhecidas da baixada santista, é a cidade litorânea mais próxima de São Paulo, cerca de 71km da capital paulista, viajando pelo sistema de rodovias Anchieta-Imigrantes. Seu território possui cerca de 146 km² e população é estimada em 360 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade litorânea de SP.
A cidade abriga lindas praias, como a Praia do Gonzaguinha e a Praia do Itararé, além de oferecer diversas opções de lazer, cultura e história.
E por ter uma história tão interessante, iremos contá-la para vocês neste artigo.
A história de São Vicente:
São Vicente foi a primeira Vila fundada pelos portugueses na América, em 1532. No brasão da cidade, também conhecida como “estância balneária”, contém a inscrição “Cellula Mater”, porque a cidade é considerada a célula mãe dos demais municípios brasileiros.
Em janeiro de 1531, Martim Afonso de Souza chegou a Pernambuco e seguiu para a região sul do país. De acordo com registros, naquele mesmo ano, ele chegou à baía da Guanabara, onde mandou construir uma casa forte e uma ferraria para reparar os danos dos grandes navios.
Em agosto, ainda em 1531, sua expedição chegou à baía de Cananeia. Nessa viagem pela costa brasileira, que durou cerca de um ano, Martim Afonso enfrentou tempestades, assistiu a naufrágios e participou de um combate contra navios franceses que faziam contrabando de pau-brasil.
Em 22 de janeiro de 1532, sua esquadra finalmente chega à terra firme. Coincidentemente, nesse mesmo dia, 30 anos antes, ou seja, em 22 de janeiro de 1502, houve a expedição de outro navegador português, Gaspar Lemos, que, ao chegar naquele mesmo local, o batizou como São Vicente, em homenagem a São Vicente Mártir, e por ser um católico fervoroso, Martim Afonso manteve o nome.
Cumprindo medidas recomendadas pela coroa portuguesa, Martim Afonso organizou um sistema político administrativo na cidade. Batizou o local oficialmente como Vila de São Vicente, instalou a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e da administração portuguesa.
Para São Vicente, o título de “Vila” representou mais benefícios para o povo, já que esse era o termo utilizado pelos portugueses para designar uma cidade organizada.
São Vicente também é conhecida como o berço da democracia, pois, por conta de sua localização estratégica, Martim Afonso coordenou, em agosto de 1532, as primeiras eleições populares e instalou a primeira Câmara de Vereadores do continente.
Em 1553 foi construída uma das principais fontes de água da população de São Vicente através dos séculos, a Biquinha de Anchieta. Hoje, seus belos azulejos trabalhados a mão são relíquias históricas, que se tornaram um ponto turístico importante. A Biquinha fica na praça 22 de Janeiro, junto à avenida Getúlio Vargas.
Você vivendo em São Vicente:
Estudos mostraram que o ambiente praiano nos faz bem por diversos aspectos: por conta do mar, da brisa, do tato e até as cores presentes no local nos trazem sensação de bem-estar.
E para desfrutar dessas sensações, você só precisa adquirir sua unidade no Easy MBigucci! Apartamentos de 38 a 53m², 1 ou 2 dormitórios, lazer completo com: fitness, salão de festas, espaço pet, piscina, churrasqueira, e localização privilegiada no coração da cidade! Para viver melhor, basta viver aqui!