Utilidade Pública

Projeto insere o trabalhador no mundo da leitura e transforma locais de trabalho em espaços mais agradáveis em diversas empresas do município

O incentivo à leitura chegou a mais uma fábrica de São Bernardo do Campo. Com a presença do secretário-adjunto de Cultura, Evandro de Lima e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, foi inaugurado, nesta quarta-feira (24), mais um ponto de Leitura nas Fábricas na Racing Group, uma prestadora de serviços da Ford.

Outras três empresas já foram beneficiadas com o projeto no município, entre elas estão a Mercedes Benz, Rassini NHK Automotive, Karmannghia, Weidmüller Conexel do Brasil. Em breve, serão inaugurados outros três espaços, totalizando sete pontos de leitura em São Bernardo do Campo.

A iniciativa busca democratizar o acesso à informação, inclusão social e formação do leitor para o exercício efetivo da cidadania.
Em parceria com o Ministério da Cultura, Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos, da Construção Civil e Moveleiros, o projeto, que foi lançado no município em outubro de 2011, na Mercedes Benz do Brasil, tem como eixo principal a inserção da leitura nas fábricas, visando a democratização do acesso a informação, a inclusão social e a formação do leitor para exercício pleno da cidadania.

Segundo a diretora do Departamento de Biblioteca Pública e Preservação da Memória, Durvalina Soares Silva, a ação é transformadora e inclusiva. “Além de facilitar o acesso à leitura, o espaço é muito agradável e aconchegante. Ler no ambiente de trabalho é o grande sucesso do projeto”, ressalta.

Composto por um kit de 650 livros nas diferentes áreas do conhecimento, literatura, infanto-juvenil, infantil e literatura em quadrinhos, o Leitura nas Fábricas conta com a instalação de um computador, uma impressora, três pufes, um tapete e duas estantes. O trabalhador pode usufruir deste espaço nos horários de almoço e de lanche.

O projeto conta com o acompanhamento sistemático, realizado pela equipe de coordenação da Secretaria de Cultura e diretores sindicais, além do investimento da Empresa, para ampliação e manutenção do acervo e continuidade dos serviços.

Fonte: Portal do Grande ABC

VEJA mais