Variedades

A emoção de entregar um prédio

Por Milton Bigucci

É só olhar nos olhos das pessoas presentes no ato da entrega do novo prédio e sentir a alegria de poder ter realizado o sonho da casa própria. Eu já senti por dezenas de vezes essa satisfação. Já entregamos, em nossa história, mais de 200 prédios,mas a cada nova entrega, a alegria é a mesma, parece que se renova.

São casais com filhos, sem filhos, noivos, solitários bem poucos, uns mais pobres, outros mais ricos, iguais, que na festa vêm acompanhados de sogros, irmãos, sobrinhos etc. O sorriso é contagiante. As pessoas não se contêm de tanta alegria. Normalmente, trata-se da maior compra das suas vidas e, às vezes, a única grande compra.

Procuro conversar com todos os clientes para ouvir as suas alegrias, os seus sonhos: “recebi no prazo”, “comprei o apartamento graças à credibilidade de sua empresa”, “comprei com a certeza de estar fazendo um bom negócio, graças à sua história”, “pensei que fosse maior”, “que piscina linda”, “estava preocupado, pois comprei no chão e já tinha levado na cabeça com outra construtora”, “estamos felizes pelo senhor estar aqui nesta festa”, “vamos tirar uma foto juntos para guardamos esta data histórica”, “quando vou receber a minha chave?”, “agora é só pagar o banco” etc etc.
Vocês não imaginam o quanto este ato solene de entrega do prédio é importante para todos. Nós e eles.

Para nós, relembrando as dificuldades para achar e comprar um bom terreno, localização, documentação, projetos a serem aprovados, fazer a incorporação e registrar, plantão de vendas, apartamento decorado, terraplenagem, estrutura, hidráulica, elétrica, acabamento, empregados, empreiteiros, check list, habite-se, CND (certidão negativa de débito) de INSS, registro de especificação etc etc. E lá se vão 24 a 36 meses de ciclo com problemas de todo o tipo.
Para eles, compradores, a visita semanal ao local para constatar se o prédio está subindo (igual a São Thomé), alguns a todo o momento, pois enxergam a obra das casas onde moram, pagar a prestação mensal,“será que vai ficar bonito?”, “será que conseguirei pagar?”, “será que vão entregar no prazo?”, dia da visita ao apartamento para tirar medidas para os móveis (que alegria), o sonho está quase realizado.
Meus amigos, é uma emoção forte para todos. Um êxtase. É o gol do seu time preferido, é a noite com a pessoa amada. É o nascimento de um filho ou de um neto. Aliás, só para lembrar, os meus oito netos já têm nomes de prédios que construímos.

Parabéns a todos vocês que nos ajudam a realizar estes sonhos (diretores, colaboradores, fornecedores, empreiteiros e amigos) e a vocês compradores pelo sonho alcançado. Sejam felizes e com muita saúde!

 

MILTON BIGUCCI é Presidente da construtora MBigucci, presidente da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC, Diretor do Secovi para o grande ABC e Membro do Conselho Consultivo Nato do Secovi-SP, Diretor do Depar tamento de Construção Civil da FIESP, autor dos livros “Caminhos para o Desenvolvimento”, “Somos Todos Responsáveis – Crônicas de um Brasil Carente” e “Construindo uma Sociedade mais Justa”, e membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, cadeira nº 5, cujo patrono é Lima Barreto.

VEJA mais