Além dos desgastes naturais sofridos pelo tempo, alguma atitudes aceleram o desgaste dos pisos, sejam eles de madeira, de mármore ou porcelanato
Veja abaixo algumas soluções simples e práticas para a conservação:
– Piso de Madeira: Por ser um produto “natural”, requer cuidado especial e sofre maior desgaste com diversos fatores, inclusive o clima.
Evite o contato direto desse piso com água ou ambiente muito úmido, pois o piso poderá apodrecer rapidamente.
Evite também, deixá-lo exposto diretamente ao sol, pois o piso poderá sofrer alteração de cor.
Para limpeza, é aconselhável apenas o uso de pano umedecido, já que produtos químicos em contato com o verniz poderão causar manchas.
– Piso de Mármore e Granito: Evite deixar este tipo de piso em contato com gordura, pois se não limpo imediatamente, sofrerá manchas permanentes.
Nunca utilize ácidos ou água sanitária na limpeza, pois estes produtos corroem o piso e causarão um desgaste precipitado do material.
– Piso de Porcelanato: Este tipo de piso pode ser fácilmente limpo com água e detergente neutro, mantendo seu brilho e removendo manchas.
Nunca utilize sabão em pó, pois o produto deixa o chão opaco e com aspecto oleoso.
Também é contra indicado o uso de produtos ácidos e cera, pois estes tiram o brilho natural do material.
Lembrando que para a conservação de todos estes pisos, o ideal é proteger os pés de móveis com feltros ou outro tipo de barreira que impeça riscos e jamais arrastar os móveis pela casa, pois além de causar danos permanentes ao piso, poderá comprometer a estrutura do móvel.
Fonte: Ampalu Interiores – www.ampalu.com.br