A maioria dos bairros e vilas da Zona Norte de São Paulo foram formadas no entorno das estações de trem, quando ainda predominavam as chácaras e fazendas no local. Com o Tucuruvi não foi diferente, o bairro manteve aspectos rurais durante muito tempo.
Até o final dos anos de 1960, o trem da Cantareira era um dos únicos meios de transporte do local. Hoje, os moradores já contam com a linha Norte/Sul do Metrô – parada Tucuruvi, além de grande oferta de ônibus que interligam o bairro com toda a cidade.
Um dos locais do Tucuruvi que manteve as características de uma cidade do interior é a Vila Nivi, uma área predominantemente residencial com ruas arborizadas e tranquilas, mas perto de toda infraestrutura necessária de comércios e serviços.
É na Vila Nivi que tem início a Av. Jardim Japão, principal via local que dá acesso às Rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra. Outra importante avenida do local é a Júlio Buono, dotada de muitos comércios, rede bancária, restaurantes, supermercados, escolas, redes de fast-food e outros serviços.
Aliás os pequenos comércios como brechós, sapatarias, lojas de calçados, roupas, mecânicas, avícolas, açougues, produtos naturais, entre outros têm forte presença na região. A Vila Nivi conta ainda com escolas públicas, ótimos colégios particulares, além de unidades de saúde, hospitais e transporte público.
É também na Zona Norte que estão localizados dois importantes parques de preservação ambiental: o Horto Florestal e o Parque Estadual Serra da Cantareira . Os dois espaços oferecem aos visitantes belas paisagens com espécies nativas e exóticas da flora, lagos, trilhas, área para piquenique, cooper, equipamentos de ginástica, entre outras atrações.
Ilustre morador – Mazzaropi
Em 1945, o inesquecível personagem da cultura brasileira, o ator e comediante Amácio Mazzaropi, mudou- se para uma fazenda no Tucuruvi enquanto mantinha seu pavilhão de apresentações no Bairro de Santana. Foi nesta época que Mazzaropi ganhou o apelido “Bernard Shaw do Tucuruvi”, numa alusão cômica ao famoso ator inglês.
Reserva Tropical
É exatamente na Vila Nivi, na Avenida Jardim Japão, 1.599, esquina com a Rua Tanque Velho, que a construtora e incorporadora MBigucci acaba de lançar o Reserva Tropical – o maior empreendimento do local, que irá valorizar ainda mais a região.
O Reserva Tropical terá 4 torres, oito andares, com 256 apartamentos de dois dormitórios, além de uma completa estrutura de lazer, com piscinas adulto e infantil, quadra, churrasqueira, playground, brinquedoteca, sala para home theater, espaço gourmet, fitness center, área verde com árvores frutíferas e ornamentais, ducha e dois salões de festa. Mais informações sobre este e outros lançamentos da MBigucci no site: www.mbigucci.com.br/reservatropical