A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (5), a ampliação do prazo do financiamento da casa própria com recursos da poupança de 30 para até 35 anos. Além disso, foram feitas novas reduções nas taxas de juros dos financiamentos.
As medidas, que entram em vigor na próxima segunda-feira, fazem parte dos esforços do governo na tentativa de reduzir os juros bancários e estimular o crescimento da economia. Entretanto, os imóveis financiados dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida” não serão beneficiados.
As taxas para os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) serão reduzidos de 9% para 8,85% ao ano, mais TR (Taxa Referencial), podendo chegar a 7,8% ao ano mais TR, dependendo do nível de relacionamento com o banco. De acordo com a direção da Caixa, “a nova redução mantém o banco com as menores taxas do mercado e ainda permite aos clientes comprar imóveis melhores e em condições ainda mais vantajosas”.
As medidas anunciadas hoje beneficiam ainda as empresas do setor da construção civil, cujas taxas para financiamento à produção de unidades residenciais com recursos da poupança também cairam e o prazo de financiamento foi ampliado de 24 para 36 meses. De acordo com a Caixa, a taxa do programa Plano Empresa da Construção Civil (destinado a construtoras e incorporadoras) foi reduzida de 11,5% para 10,3%.