Após receber as chaves do novo apartamento muitos proprietários querem fazer modificações, trocar pisos, revestimentos, deixar tudo com o seu jeito.
Mas é preciso ficar atento a algumas orientações para não transformar este momento de felicidade em aborrecimento e prejuízo.
Quem dá as dicas é o encarregado de Manutenção da MBigucci, Sadat Urbano da Silva, que há dez anos trabalha na construtora.
Sadat alerta que um dos principais problemas nas reformas é o esquecimento da impermeabilização:“Ao quebrar o piso para reforma ou substituição, você
está tirando a impermeabilização, portanto, é imprescindível que este procedimento seja refeito, a fim de evitar infiltrações e causar prejuízos não só ao seu apartamento como também à unidade de baixo”, explica. O encarregado alerta ainda que o procedimento deve ser feito por um profissional especializado de sua confiança.
Impermeabilizar
Significa proteger contra os efeitos da umidade.
O procedimento é feito, geralmente, com produtos líquidos, mantas e telas que impedem a passagem da água através das lajes e paredes.
Padronização
A construtora MBigucci entrega o imóvel já com a aplicação de produtos impermeabilizantes em toda a extensão das áreas molhadas (cozinha, banheiro,
área de serviço e varanda).
A aplicação e os materiais utilizados seguem os procedimentos e normas técnicas padronizadas pela empresa.
Além da impermeabilização, também é feita toda a vedação com tela em volta dos pontos de abastecimento, como pias, vasos sanitários, tanques, ralos etc.
Alerta:
Além de comprometer o seu apartamento, uma infiltração causada pela falta de impermeabilização pode danificar o teto, forro, sanca de gesso e até a
iluminação do vizinho de baixo. O que pode significar prejuízo dobrado para você que terá de arcar com a manutenção das duas unidades.
Sinais de infiltração:
(Na própria unidade)
• Manchas amarelas nos cantos das paredes
• Bolhas na pintura
• Manchas em volta dos batentes das portas
• Alteração de tonalidade das soleiras
• Estufamento do piso laminado ou de madeira
(Na unidade de baixo)
• Manchas amareladas no forro do gesso ou sanca
Dica
Se for trocar as louças do banheiro ou cozinha (pia, lavatório, vaso sanitário) ou trocar as tubulações de lugar cheque para que o pedreiro ou a empresa que você contratou refaça adequadamente a vedação destes pontos de abastecimento.
É comum danificar a impermeabilização durante fixação da porta do boxe. Recomende ao instalador que restrinja os parafusos às paredes para não furar o piso. Não perca a garantia.
Garantia
A remoção ou substituição dos materiais aplicados pela construtora implicam automaticamente na perda de garantia do local e material que foi alterado. Por
isso, consulte sempre a tabela de garantia que está no manual do proprietário (entregue na versão on-line a todos os clientes MBigucci junto com as chaves do apartamento). Na dúvida, antes de chamar a Assistência Técnica, entre em contato com o SAC da MBigucci:(11) 5071-3123 ou pelo Canal Cliente no site:
www.mbigucci.com.br/canal-cliente.
Teste
Após a aplicação dos produtos para impermeabilização, espere secar por no mínimo duas horas, vede os ralos e coloque uma lâmina de água de uns 5cm
no local, deixando por 72 horas. Se a água for absorvida, é preciso fazer manutenção imediata.