Utilidade Pública, Variedades

Em Santo André, decoração terá árvore de Natal que fala

As ruas de Santo André estarão enfeitadas neste Natal, e a cidade terá até árvore que fala e conta histórias, instalada no presépio da Praça do Carmo, região central do município. A Prefeitura assinou na sexta-feira o aditivo de contrato com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), que garante R$ 412.459,05 para a compra e montagem dos enfeites, verba 6,64% maior que a disponibilizada no ano passado.

A decoração só será concluída no dia 10 de dezembro. Já o presépio está previsto para ser inaugurado no dia 8 de dezembro. Segundo o presidente da Acisa, Evenson Dotto, o atraso também fez com que o tradicional material reciclável utilizado em anos anteriores fosse substituído na decoração. “Não haveria tempo hábil para fazer e testar os enfeites, nem teríamos como conseguir tantos recicláveis.”

A proprietária da empresa contratada para execução dos serviços, Denise Rodrigues Vespoli, explica que as peças serão mais tradicionais. “Vamos utilizar estrelas, globos e guirlandas de metal com cestão, além de várias microlâmpadas para iluminar a decoração. Teremos praticamente 30 dias para revisar a parte elétrica, fazer os arranjos e instalá-los. Ficará bem apertado, mas vamos dar conta.”

Dotto afirma ainda que, no próximo ano, a intenção da Acisa é fechar o contrato no fim do primeiro semestre. “Assim, garantimos tempo suficiente para a empresa comprar e produzir os enfeites.” Neste ano houve atraso porque, conforme a Prefeitura, teve de ser analisada a viabilidade orçamentária da decoração.

Os enfeites natalinos serão instalados nos bairros Jardim, Camilópolis, Parque das Nações, Santa Terezinha, Centro, Vila Assunção, Vila Linda, Vila Luzita, Vila Helena, Jardim Bom Pastor e Jardim Bela Vista.

Região

Na região, São Caetano terá a decoração produzida pela Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), que não informou o valor investido.

Em Ribeirão Pires, a decoração de Natal já está montada no Jardim Oriental, ao lado do Paço Municipal. As peças foram revitalizadas pela Escola Municipal de Artes Ítalo Turriani, sob a supervisão da coordenadora e artista plástica Lílian Zampol. As peças ficarão em exposição até o fim de dezembro.

Já em São Bernardo, a cidade deve ter, como nos outros anos, a montagem da árvore de Natal do Paço.

As demais cidades não se manifestaram sobre o assunto.

Fonte: Portal do Grande ABC

VEJA mais