Roberta Bigucci*, diretora administrativa da Construtora MBigucci e coordenadora adjunta do Núcleo de Novos Empreendedores (NE) do Secovi-Sp, falou sobre sustentabilidade no mercado imobiliário em palestra, na última semana, durante o Encontro Imobiliário na UniSCIESP (Universidade Corporativa do Sindicato os Corretores do Estado de São Paulo). A palestra foi ministrada em conjunto com Luiza Camargo e Orlando de Almeida Neto, também do NE do Secovi-SP
Roberta falou sobre a importância das certificações e selos ambientais. “As certificações vieram para provar às instituições financeiras e aos clientes o que a empresa diz que tem. Custa caro certificar, pois você paga um órgão para auditar a empresa, mas, para quem realmente faz o ambientalmente correto, vale à pena”, explica.
“Independentemente das certificações, o importante é que todos tenham o mesmo princípio: a redução do consumo dos bens naturais”, completou
A diretora também deu alguns exemplos de ações de sustentabilidade da construtora MBigucci como o uso de garrafas pet nos telhados dos canteiros de obras, para iluminação natural, e o reaproveitamento de resíduos como gesso, madeira e entulho cinza.
Outro item abordado foi o selo “Procel Edifica”, criado pelo Governo Federal para certificar os edifícios que reduzirem significativamente o consumo de energia elétrica. O selo é obrigatório desde 2009 em prédios comerciais públicos, que têm 5 anos para se adaptar.
A palestra na íntegra pode ser assistida em http://itv.netpoint.com.br/sciesp/principal.asp?id=78
*Roberta Bigucci é advogada, arquiteta urbanista, pós-graduada em Administração Financeira e idealizadora do Projeto Big Riso de Responsabilidade Social. Auditora líder, Coordenadora Adjunta do Secovi e Coordenadora do grupo de responsabilidade social da Acigabc.