Ao vermos um prédio pronto – sala, quartos, cozinha, terraço, piscina, playground, churrasqueira… – nem imaginamos as milhares de pessoas, máquinas, equipamentos e, principalmente, cálculos que foram necessários para transformar o que era apenas um desenho na planta, em uma estrutura concreta, segura, funcional e bonita.
Para conhecermos um pouco da função e importância dos projetos estruturais nos edifícios, convidamos para um bate-papo os proprietários da empresa M&P Projetos Estruturais Ltda: Elisabete Mukden e Waldyr Ponzio. Juntos há 30 anos e trabalhando no mesmo ramo, o casal – ele com 85 anos de idade e ela com 61 – soma uma grande experiência profissional e pessoal. São mais de 2,5 milhões de m² de estruturas projetadas entre prédios residenciais e comerciais e uma paixão incondicional pelos cálculos à mão. Toda essa experiência é compartilhada com a MBigucci em praticamente todos os 281 edifícios da construtora desde a sua fundação, em 1983.
MBigucci – Há quase 3 décadas a M&P faz os projetos estruturais para a MBigucci. Qual o segredo desse bom relacionamento?
Elizabete Mukden – Creio que conquistamos a MBigucci porque procuramos atendê-la o mais rápido possível, seja no desenvolvimento de novos projetos seja no caso de dúvidas dos já existentes. A agilidade é essencial para que a obra não fique parada, não gere atrasos. Outro fator que contribui para o sucesso é que na MBigucci, os projetos de arquitetura e de estrutura nascem juntos, assim como os projetos de hidráulica, elétrica, paisagismo e outros.Trabalhamos sempre em espírito de equipe e isso facilita muito. Nosso maior orgulho é passar na frente de uma obra que projetamos e vê-la pronta, sendo utilizada.
Waldyr Ponzio – Lembro que fui apresentado ao Milton Bigucci (presidente da construtora) pelo renomado arquiteto Alcindo Dell’Agnese, no início dos anos de 1980. Nessa época, executamos um primeiro projeto para o Bigucci no Rudge Ramos – São Bernardo do Campo. Daí para frente já perdi as contas de quantos projetos fizemos.
MBigucci – Qual o papel do projeto estrutural na construção de um condomínio?
Mukden e Ponzio – Nossa função é projetar uma estrutura que atenda às normas técnicas, garantindo a estabilidade, a segurança do prédio, além de atender à arquitetura. Para exemplificar: o arquiteto projeta os espaços – cozinha, quartos, sala, áreas comuns de lazer, onde cada um ficará, qual o tamanho etc. A arte do projeto estrutural é pegar a ideia abstrata e fazê-la de forma concreta. É a parte estrutural que calcula tudo o que será necessário (concreto, aço, vigas, paredes, lajes, pilares etc) para que o prédio fique “em pé” de forma segura e dentro do que o arquiteto projetou.
MBigucci – A parte estrutural de um prédio também precisa de manutenção?
Waldyr Ponzio – Claro. Assim como um apartamento ou as áreas de lazer de um edifício requerem manutenção, a estrutura de concreto também precisa de cuidados. Por exemplo, se um carro bater em um pilar na garagem, deixando a ferragem exposta, isso pode enferrujar e causar danos à estrutura. Síndicos e zeladores devem sempre monitorar de forma preventiva se há fissuras ou ferragens expostas em vigas e pilares e também verificar possíveis infiltrações nas caixas d’água. Se constatado, o problema deve ser investigado por equipe especializada.
MBigucci – Que outras informações são importantes o novo morador saber sobre a estrutura do prédio?
Elisabete Mukden – Uma delas é quanto ao peso limite que as lajes foram projetadas para suportar. Normalmente é até 150 kg por m² nas áreas secas (sala, quarto) e 200 kg por m² nas áreas molhadas (lavanderia, cozinha, banheiro). Uma dica importante é nunca sobrecarregar um único ponto da laje. Durante uma reforma, por exemplo, quando for descarregar o material de construção, principalmente os mais pesados, como porcelanatos, pedras e outros sempre distribua as caixas em montes separados. Nunca empilhe todas as caixas em um só canto do ambiente, isso pode provocar um sobrepeso além do que laje suporta, prejudicando a estrutura.
Waldyr Ponzio – Outra dica importante é sempre consultar o manual do proprietário e as plantas de hidráulica e elétrica antes de qualquer reforma. Principalmente se você pretende fazer uma ampliação, tirar alguma parede, aí também é essencial consultar a construtora, pois alguns prédios são projetados em Alvenaria Estrutural, onde as paredes têm a função de estrutura, de sustentação (substituindo vigas e pilares), e ao retirá-las você pode colocar em risco a estabilidade de toda a edificação, por isso é muito importante que se for mexer em alvenaria, consulte antes a construtora.
Perfil
Waldyr Ponzio, 85 anos, iniciou como desenhista de estrutura em 1946, no Rio de Janeiro, cidade natal. “Nasci no local onde hoje é o sambódromo, acho que é por isso que gosto tanto de dançar”, brinca. Foi o engenheiro Celso da Cunha Gonçalves, que trabalhava para a Marinha e Aeronáutica nesta época, quem despertou em Ponzio a paixão pela área. Em 1953, foi transferido para a cidade de Guaratinguetá, em São Paulo, a fim de executar a construção do novo Prédio do Comando da Escola de Especialistas da Aeronáutica, em funcionamento até hoje. Desde então, fincou raízes no estado paulista, onde constituiu sua vida pessoal e profissional.
Elisabete Mukden, 61 anos, é a engenheira responsável pela M&P Projetos Estruturais. Por influência do pai, desenhista, tomou contato e gosto pela profissão ainda adolescente. Mas os desenhos foram substituídos, temporariamente, para uma carreira de sucesso na área pública no Banco do Brasil. Quando se aposentou, voltou à engenharia, sua verdadeira paixão e não largou mais.
Juntos, Mukden e Ponzio, levam a sério uma frase que têm estampada na casa onde moram: “O ingrediente para o sucesso é o amor que você coloca no que está fazendo”.