Mercado Imobiliário

Evite a dor de cabeça na hora de adquirir um imóvel

Comprar um imóvel! Essa é uma das decisões mais importantes na vida, e por ser tão importante merece ser analisada com cautela. Nesta hora é preciso tomar alguns cuidados para que essa decisão não vire um grande pesadelo.

 

Para que isso não ocorra, o diretor comercial da MBigucci, Robson Toneto, preparou algumas dicas importantes para não errar na hora da compra.
Robson diz que é bom ter uma atenção especial para a parte de hidráulica, elétrica e toda a infra-estrutura. Os compradores devem também buscar informações simples, porém importantes com os vizinhos, como se há animais de estimação e checar a altura de outros prédios e apartamentos, para evitar problemas futuros.

Para quem quer comprar um imóvel novo, Robson Toneto, Diretor de Vendas, dá as dicas:

1 – Comprar um imóvel que ainda será lançado é interessante para o comprador, pois ele paga o apartamento totalmente facilitado sem disponibilizar de grandes quantias. O comprador paga em torno de 30% do valor do imóvel durante o período da construção, geralmente em torno de 36 meses, e o restante poderá ser feito um financiamento bancário na época da entrega de chaves podendo chegar a 300 meses. Além disso, ele ganha na valorização deste imóvel que geralmente fica em torno de 20% a 30%. A diferença de comprar este imóvel pronto é que o comprador precisa ter disponível cerca de 30% para a entrada e isto pode fazer que ele tenha que vender bens e usar poupanças.

2 – Comprar sempre de empresas que tenham tradição no setor imobiliário, verificando há quanto tempo ela está no mercado e quantos empreendimentos foram entregues. Observar o padrão de qualidade e pontualidade na entrega de seus imóveis também é de fundamental importância.

3 – Verificar sempre se o empreendimento tem o Memorial de Incorporação registrado, pois legalmente você se assegura que o projeto esteja aprovado e que a parte documental do imóvel e da incorporadora esteja toda regularizada, traduzindo uma segurança jurídica ao adquirente.

4 – Assinar junto com o contrato, o Memorial de Acabamento do empreendimento. Lá está exatamente como vai ser entregue seu imóvel. Pedir também uma planta com as medidas e a posição que ficará sua unidade (croqui de localização) é uma boa medida ao adquirir um imóvel.

5 – Perguntar a previsão de condomínio, pois, na maioria das vezes, o comprador paga mais barato nos chamados “condomínios clubes” (de várias torres) do que em condomínio de torre única. Muitas vezes estes lugares não possuem lazer algum e o mais caro fica por conta da mão-de-obra (funcionários, porteiro, zelador, etc.) que maximiza bastante o custo final.

VEJA mais