A Assembleia Geral de Instalação do Condomínio é a primeira reunião entre proprietários e Administradora, que geralmente ocorre poucos dias depois da entrega do empreendimento.
As principais decisões da Assembleia são: instituição oficial do condomínio, eleição do síndico, subsíndico e conselho consultivo, previsão orçamentária do condomínio, apresentação e ratificação (confirmação) da administradora sugerida e, em alguns casos, também já é feita a ratificação da convenção e regulamento interno do condomínio. “Somente a partir destas decisões é que os proprietários passam a ter direitos e deveres como condôminos e o empreendimento passa a ser instituído como um condomínio de fato”, informa o diretor de Condomínio da Administradora Gonçalves, Wiliam César Gonçalves.
Quanto à eleição do síndico, apesar das convenções estipularem mandatos de até dois anos, na primeira eleição, geralmente opta-se por um mandato temporário, entre três e seis meses. “As pessoas ainda não se conhecem e um mandato provisório deixa uma situação mais confortável até que se estabeleça uma relação de confiança com o síndico”, comenta Wiliam Gonçalves. Somente com o síndico eleito é possível o condomínio tirar CNPJ e abrir conta corrente no banco para movimentação financeira.