A construtora foi a única da Região do ABC selecionada. No total foram 250 práticas participantes, entre 29 escolhidas como exemplo para o mercado
O “Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção” é uma publicação nacional desenvolvida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com Fundação Dom Cabral. Foi realizado um amplo trabalho de pesquisa, pelas duas instituições, a fim de selecionar experiências bem-sucedidas nas áreas de Gestão Empresarial, Relacionamento com Stakeholders, Melhorias no Processo Construtivo, Saúde e Segurança do Trabalhador, Mão de Obra na Construção e Desenvolvimento Imobiliário Urbano.
A construtora e incorporadora MBigucci (www.mbigucci.com.br), com sede em São Bernardo do Campo, foi a única empresa da Região do ABC a ser destacada no Guia. De um total de 250 práticas participantes de todo o Brasil, 29 foram selecionadas, sendo nove do estado de São Paulo, entre as quais a MBigucci.
De acordo com o vice-presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins, a ideia inicial surgiu em 2011, após uma pesquisa da CBIC apontar que 58% das empresas da construção civil tinham algum tipo de ação sustentável. “O Guia traz exemplos práticos, que poderão servir de inspiração para que o setor possa contribuir
mais efetivamente para um melhor ambiente de negócios na construção e tornar a qualidade de vida de nossos trabalhadores e sociedade uma prioridade máxima”, destacou Martins durante o lançamento do Guia, que ocorreu dia 22 de março, na sede do Seconci, na cidade do Rio de Janeiro.
A ação da MBigucci destacada na publicação aborda o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) implementado pela construtora. De acordo com diretora administrativa da MBigucci, Roberta Bigucci, esse Programa tem como objetivo dar maior clareza às situações emergenciais pelas quais a empresa pode passar. “Com o mapeamento e a classificação dos riscos, conseguimos desenvolver estratégias para prevenir esses prováveis riscos, além de nos prepararmos para lidar com eventuais incidentes, reduzindo os impactos e os custos decorrentes e alcançando uma maior produtividade e padronização dos procedimentos”, explicou a diretora.
O Programa de Gerenciamento de Riscos da MBigucci possui cinco passos: 1º Passo: Identificação dos Riscos; 2º Passo: Elaboração da Matriz de Probabilidade e Impacto (classificação dos riscos); 3º Passo: Tratamento de Riscos; 4º Passo: Treinamentos (para gestão do risco) e 5º Passo: Monitoramento e Melhoria Contínua. O PGR aborda desde riscos de produto, de investimentos, de mercado até riscos ambientais e de natureza legal.
O Guia completo está à disposição para download gratuito no site da CBIC.