Nascido em Santo André, na Região do ABC paulista, o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum teve seu trabalho nacionalmente conhecido ao integrar, em 2006, o quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck, na TV Globo. Com o suporte de sua equipe, hoje, Rosenbaum é também o apresentador do Lar Doce Lar, que segue transformando inúmeros lares por todo Brasil.
Apesar de não ter concluído, Rosenbaum cursou Arquitetura até o último ano da Faculdade Belas Artes, onde foi colega de classe de Roberta Bigucci, diretora administrativa da MBigucci.
Seu propósito e pensamento para arquitetura vão muito além do design convencional, estão permeados no que batizou de “Design Útil”, em um conceito de morar ampliado, além do espaço físico e da estética, que leva em conta a identidade do morador e sua relação com o espaço e o entorno.
É assim que Marcelo comanda, há 20 anos, os projetos do escritório Rosenbaum instalado na cidade de São Paulo.
Neste conceito de Design Útil, Rosenbaum também desenvolveu vários projetos sociais, com destaque para o AGT – A Gente Transforma, que acaba de colocar em prática sua segunda edição (leia ao lado). Seus projetos e inovações levou a publicação francesa AD (Architectural Digest), referência
mundial em design, a escolher Marcelo Rosenbaum como um dos Top 80 do mundo.
Ele é gente que transforma
AGT – A Gente Transforma – é um projeto que busca reverter os problemas sociais, que afetam famílias em condições precárias, em oportunidades de desenvolvimento integral com o apoio de empresas, universidades e comunidade. Transformar promovendo a cidadania.
Idealizado por Rosenbaum, a primeira edição do AGT ocorreu em maio de 2010 na comunidade do Parque Santo Antônio, Bairro de Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. O projeto levou cor, arte, inclusão, capacitação e empoderamento à comunidade que também ganhou a “Biblioteca para Todos”.
Agora, em 2012, no mês de fevereiro, foi colocada em prática a segunda edição do AGT – A Gente Transforma. Desta vez, uma equipe com 47 pessoas de vários locais do Brasil, entre arquitetos, designers, artistas plásticos e estudantes universitários desembarcaram na comunidade de Várzea Queimada, uma das regiões mais pobres do Sertão do Piauí.
“Nossa missão em Várzea Queimada foi a de gerar novas oportunidades econômicas e melhorar a qualidade de vida da comunidade, atuando em dois eixos principais: a produção de artesanato de qualidade para o mercado de decoração brasileiro e a construção de um espaço comunitário, usando soluções de permacultura, que servirão para atividades ligadas ao artesanato e também como espaço de lazer”, explica Rosenbaum.
De acordo com Rosenbaum, a produção artesanal desenvolvida nas oficinas com a comunidade durante os 15 dias do AGT em Várzea Queimada serão também expostas na maior feira de design do mundo, na Praça Del Olmo, em Milão, Itália. “A ideia é que esses produtos possam ser consumidos por decoradores e também entrar na casa dos brasileiros, trazendo assim, melhores condições de vida para esses artesãos”, explica.
Conheça mais sobre os projetos de Marcelo Rosenbaum em: www.rosenbaum.com.br