Após 16 temporadas de sucesso no disputado circuito da Broadway, em Nova York, ‘O Rei Leão’ chega a São Paulo com o objetivo de encantar o público brasileiro. Em tempos em que os musicais já se tornaram parte da programação teatral da Capital, nada melhor do que abrir as cortinas para um dos espetáculos contemporâneos mais queridos e elogiados.
A peça continua em cartaz nos Estados Unidos. No currículo, o projeto original conta com seis Tony Awards, a mais prestigiada condecoração do teatro. A montagem que desembarca no País, a primeira na América Latina, toma conta a partir de hoje da programação do Teatro Renault, que já recebeu ‘O Fantasma da Ópera’, ‘A Bela e a Fera’, ‘Miss Saigon’ e o recente ‘A Família Addams’. As sessões seguem por tempo indeterminado, mas cerca de 50 mil pessoas já garantiram seus ingressos. As entradas podem ser adquiridas na bilheteria do local, postos de venda autorizados ou no site Tickets For Fun (www.ticketsforfun.com.br).
O musical é baseado na animação homônima da Disney lançada em 1994. Na trama, o leão Simba (interpretado por Tiago Barbosa) é enganado pelo tio, Scar (Osvaldo Mil), acreditando ser o responsável pela morte de seu pai Mufasa (César Mello). O jovem foge e reaparece anos mais tarde como grande esperança do reino para combater a fase sombria do lugar. A versão nacional da franquia conta com algumas adaptações em relação ao conto original, entre elas colocar a divertida dupla Timão e Pumba como representante carioca e paulista, respectivamente.
Confira o vídeo do musical da Boradway:
Estilo único
Ao contrário de outras peças do gênero, todos os personagens são animais. Um dos destaques de ‘O Rei Leão’ fica em torno do complexo jogo de maquiagem, máscaras e marionetes utilizadas em cena pelos atores. O sistema ajuda a criar a sensação dos movimentos de seres como gazelas, hienas, pássaros, elefantes, suricatos, javalis e, claro, leões.
Todo o elenco é formado por 53 pessoas, sendo que 11 delas são profissionais vindos especialmente da África do Sul – seis dialetos africanos são falados durante a peça. A superprodução movimenta por volta de 35 toneladas de material para a montagem de cenários, figurinos, esculturas e outros detalhes técnicos.
A emblemática trilha sonora de Elton John e Tim Rice para o longa-metragem original ganhou toque brasileiro nas mãos de Gilberto Gil. O baiano participa como autor e tradutor das canções. Não ficam de fora a emocionante ‘Ciclo da Vida’ e da dançante ‘Eu Mal Posso Esperar Para Ser Rei’. A selva africana nunca foi tão musical.
O Rei Leão – Musical. A partir de hoje. No Teatro Renault – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, São Paulo. Tel.: 4003-5588. Qua., qui. e sex., às 21h; sáb., às 16h30 e 21h; e dom., às 15h30 e 20h. Ingr.: R$ 50 a R$ 280.
Fonte: Diário do Grande ABC