Palestra para corretores apontou necessidade de medidas urgentes
O presidente da construtora MBigucci (www.mbigucci.com.br) e da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC), empresário Milton Bigucci, proferiu palestra no Sindicato dos Corretores (SCIESP) na semana passada sobre o tema “Política Nacional de Mobilidade Urbana”. O evento contou com a presença de corretores de diversas regiões, além do presidente do Sciesp, Alexandre Torelli e demais convidados.
Em sua apresentação, Milton Bigucci destacou a situação atual do setor de construção civil, um dos maiores geradores de emprego do País nos últimos anos, cujos salários também apresentaram crescimento acima da média nacional.
Em seguida, apontou os fatores como o aumento da renda e o acesso ao crédito, que permitiram à população o acesso a bens antes inacessíveis, entre os quais destacam-se veículos e casa própria. Com isso, são mais pessoas circulando de carro e contribuindo para o aumento do trânsito, especialmente nas grandes cidades.
Milton Bigucci rebateu as críticas de que a construção civil é responsável pelos problemas de mobilidade nas cidades. “A situação econômica da população melhorou e não podemos deixar de construir ou de fabricar carros. O problema é que nunca se pensou em mobilidade urbana no Brasil porque antes não tínhamos essa situação nas mãos”.
Segundo Bigucci, “a competitividade das empresas depende da solução dos problemas referentes à mobilidade urbana” e elogiou a Lei nº 12.587, em vigor desde o último dia 13 de abril, que determina aos municípios com mais de 20 mil habitantes que criem planos de mobilidade urbana em até
3 anos.
“Essa lei fará com que as prefeituras realmente adotem medidas urgentes visando a diminuição da circulação de carros e privilegiando o transporte coletivo”, destacou Milton Bigucci.