Livremente inspirada no texto ‘Solo los Giles Mueren de Amor’, do argentino Cesar Brie, o grupo mineiro Quatroloscinco Teatro do Comum criou ‘É Só Uma Formalidade’, que chega à região no sábado para sessão gratuita no Sesi Santo André. No domingo, às 19h, a peça segue para o Sesi Mauá (Avenida Presidente Castelo Branco, 237), também com exibição grátis.
O texto original fala de um espírito que rememora sua vida depois de ver seu corpo morto. A adaptação traz à cena um rapaz que é obrigado a fazer viagem de urgência que inclui no pacote um retorno ao seu assombroso passado. A morte do pai lhe obriga a estabelecer contato com tudo que deixou para trás: a família, o amor que não deu certo e a vida da qual desistiu.
O projeto surgiu depois de estudo do grupo sobre a literatura dramática latino-americana. O monólogo de Brie deu partida para série de questionamentos dos integrantes do grupo, que costuraram o texto coletivamente a partir de questões pessoais. Em cena, fica a dúvida se determinadas passagens do enredo são fruto da imaginação ou da realidade.
Além do rapaz com o pai morto, um casal que acaba de mudar de casa compõe a história. Entre as caixas da mudança e o péssimo clima que reina no novo lar, a mulher tenta desesperadamente fazer com que o marido se lembre de que é o aniversário de casamento dos dois.
Poucos elementos cenográficos estão no palco, entre eles um piano utilizado pelos próprios atores para compor a trilha sonora do espetáculo. A ideia é que os sentimentos dos personagens sejam intensificados pela preponderância do diálogo sobre o ambiente, onde qualquer objeto tenha uso efetivo para o andamento da trama.
A montagem chega à região por meio da segunda temporada do projeto Viagem Teatral 2012.
É Só Uma Formalidade – Teatro. Sábado, às 20h. No Sesi Santo André – Praça Douor Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4996-8633. Grátis.
Fonte: Diário do Grande ABC