Deixar o ambiente bonito e promover a integração do morador com a natureza não é o objetivo apenas do paisagismo implementado nos empreendimentos. Ele é pensado desde o início do projeto de forma que permita ao morador curtir o espaço e o aroma das plantas. Isso vale também para o interior dos apartamentos.
Decorar a casa vai muito além de colocar móveis, cortinas e tapetes. A decoração fica completa com o uso de plantas, especialmente na sala de estar e na varanda do apartamento. E com a chegada da primavera, em 23 de setembro, as flores começam a desabrochar, dando um colorido todo especial para qualquer ambiente.
O importante é saber quais os tipos de plantas mais adequados para o interior da residência e quais os cuidados necessários para a espécie escolhida.
A luminosidade é um fator importante na escolha da planta. Por isso, é preciso avaliar o local onde a planta deverá ficar, se receberá luz direta ou indireta, se há forte incidência de sol ou vento. Algumas espécies precisam de mais luz, outras nem tanto. Além disso, deve-se observar o tamanho da raiz, a altura da planta etc.
Existem diversos tipos de plantas: com folhas largas ou lisas, com folhagem curta ou comprida, etc. As flores também deixam a decoração ainda mais bonita, mas elas precisam de cuidados assim como as folhagens.
Palmeira Ráfis
A Palmeira Ráfis é uma palmeira muito usada na decoração de interiores e pode ter de 2 a 4 m de altura, com vários troncos finos revestidos com fibras espessas.
Ela prefere temperaturas médias. Possui um crescimento relativamente lento, sendo ideal para cultivo em vasos destinados a interiores.
Cuidados
– Verifique se a planta se desenvolve melhor em ambientes com baixa a média luminosidade.
– Mantenha a terra sempre úmida, reduzindo as regas nos dias mais frios.
– Mantenha boa drenagem.
Prímula
A Prímula é uma planta originária da América do Norte e suas flores florescem uma vez a cada ano ou a cada dois anos. Ela possui folhas aveludadas e suas flores
têm diversas tonalidades, como o lilás, rosa, entre outras. São ótimas para ambientes internos.
Cuidados:
– Precisam de luz indireta.
– Solo úmido, mas sem excesso de água.
Lírio-da-paz
O Lírio-da-paz é uma planta muito comum nos lares brasileiros. Além das folhagens brilhantes, possui uma flor branca muito bonita. Essa espécie é muito utilizada porque
não exige grandes cuidados, apenas pouca luminosidade e regas frequentes. Ela atinge de 30 a 40 cm de altura e pode florescer durante o ano todo, mas principalmente
durante a primavera-verão, quando surgem suas flores brancas que simbolizam a paz.
Cuidados:
– Cresce melhor se cultivado à meia-sombra, com iluminação indireta.
– O excesso de sol direto pode queimar as folhas e deixá-las amarelas.
– Adube a terra, que deve ser rica em compostos orgânicos.
– O vaso deve ter boa drenagem para que as raízes não fiquem encharcadas.
Ciclame
O Ciclame é uma planta nativa da Europa e muito utilizada na decoração das casas por ter delicados tons de cores, como o vermelho, rosa ou branco. Os Ciclames
não resistem à umidade e calor excessivos. Nos dias mais frios, é preciso irrigar a cada três ou quando dias, ou quando a terra estiver muito seca. Ela costuma dar mais flores durante o inverno.
Cuidados:
– Mantenha o solo úmido.
– Deixe que receba luz indireta.
– Mantenha em local ventilado, mas sem ventos fortes.
Dicas
– Não regue em excesso.
– Não deixe exposta diretamente ao sol.
– Adube com frequência.
– Não exponha a planta a correntes de ar.
Fonte: Revista MBigucci News