A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Fundação Pró-Memória e da Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv), realiza o projeto A cidade como museu a céu aberto: imagens da história de São Caetano grafitadas, cujo resultado promete marcar os festejos do aniversário da cidade, comemorado no dia 28 de julho. O projeto visa, dentro da perspectiva de Cidades Criativas e por meio das intervenções artísticas na cidade, promover a transformação do espaço urbano em patrimônio cultural e espaço de fruição estética.
A primeira parte do projeto será a realização de uma oficina direcionada a pessoas interessadas em História, Patrimônio Cultural, Arte Urbana, Artes Plásticas e Grafite. As inscrições começam dia 01/03 (sexta-feira) e terminam no dia 28/03, no Estação Jovem (Piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic, Rua Serafim Constantino, Bairro Centro). Serão realizadas sempre às quintas-feiras, nos dias 11/4, 18/4, 25/4, e 2/5, das 18h30 às 20h.
Além de discutir a importância da arte urbana nos domínios do patrimônio cultural, também serão elaborados os temas nos domínios da história social e cultural da formação e desenvolvimento do município, para elaboração de diretrizes temáticas para um concurso de grafite. A oficineira é Mariana Zenaro, graduada e licenciada em História, Bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo e MBA em Bens Culturais.
Tomando como base material documental (jornais regionais, fotografias) do Centro de Documentação da Fundação Pró-Memória (CDH), nas oficinas, haverá um trabalho de estudos iconográficos, nos domínios da História local, para fomentar o imaginário dos participantes acerca da História e Memória da cidade. A temática deve privilegiar o processo de formação histórico-social-cultural da cidade.
Mais informações na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4221-9008 e pelo portal www.fpm.org.br, ou no Estação Jovem, pelo telefone 4226-5518.
Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul