A prefeitura de São Bernardo do Campo, está promovendo nas UBSs da cidade até o dia 25 de maio a campanha de prevenção do câncer bucal.
O câncer de boca acomete mais homens acima dos 40 anos que fumam ou bebem, e pessoas que têm próteses mal adaptadas, maus hábitos de higiene bucal e costumam se expor excessivamente ao sol.
O diagnóstico deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h em uma das 32 UBSs de São Bernardo. Cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo exame neste período.
A avaliação será realizada por cirurgiões-dentistas e os pacientes que apresentarem alguma lesão serão encaminhados para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Bairro Nova Petrópolis.
Cuidados – A Secretaria de Saúde recomenda procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca, no caso de lesão que não cicatriza em um prazo máximo de 15 dias.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos diagnosticados com câncer de boca são tabagistas. O cigarro ainda aparece como o principal vilão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos no País para este ano é de mais de 14 mil pessoas.
O Centro de Especialidades Odontológicas está localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, Bairro Nova Petrópolis. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, do governo federal. Já o endereço e telefone das UBSs podem ser acessados no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br.
*Dados retirados do site da Prefeitura de São Bernardo.