Espaço foi ampliado e vai melhorar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregou na tarde desta quarta-feira (12/12) a nova sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Riacho Grande. O Cras dá acesso ao Suas (Sistema Único de Assistência Social) e é o responsável pela organização e oferta de serviços de proteção básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
“Este equipamento compõe a nossa rede de políticas públicas para atender às famílias com vulnerabilidade social e, acima de tudo, vai orientar estas pessoas em um processo de fortalecimento da estrutura familiar”, afirmou o prefeito.
O espaço foi ampliado de 125 m² para 500 m² e, com isso, passará a oferecer melhor atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. A equipe de profissionais que atenderá a população é formada por cinco assistentes sociais, sendo quatro técnicas e uma coordenadora. Atualmente, mais de 4 mil famílias estão cadastradas na unidade.
A nova sede tem sete salas para atendimento em grupo ou individual, sala multiuso, sala para a equipe técnica, departamento administrativo e coordenação, espaço de leitura com sofás, jardim e área de convivência. O local também recebeu rampas e banheiros adaptados a pessoas com deficiência.
Entre os serviços prestados pelo CRAS estão palestras sobre os direitos das mulheres, questões de gêneros e raça, orientações sobre como e onde retirar documentos, entre outros. É no Cras também que o morador pode se cadastrar e ter acesso aos programas Bolsa Família, Renda Cidadã e Transferência Suplementar de Renda.
Com o CRAS do Riacho Grande, São Bernardo passa a contar com quatro unidades. As demais estão localizadas na Vila São Pedro, na Vila Ferreira e Alvarenga/Batistini. Além destas, há previsão de instalação e inauguração, no início do próximo ano, de uma quinta unidade, esta na região central da cidade.
O Cras do Riacho Grande fica na rua Amazonas, 460, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para mais informações é 4354-8400.
Fonte: ABCD Maior