Palestras, shows, exposições, orientações para saúde e empreendedorismo, além da Parada Lilás fazem parte das comemorações do dia 8 de março
O Dia Internacional das Mulher – 8 de março – será comemorado no município com variada programação cultural e artística. O cronograma especial de atividades, que será distribuído ao longo do próximo mês, inclui eventos como as Quartas Musicais: Especial Mulher, com apresentações marcadas para os dias 6, 13 e 20, às 20h, no Saguão do Teatro Municipal; a palestra “A presença da Mulher no Fomento do Desenvolvimento Econômico de Santo André”, dia 8, às 8h30, no Teatro Municipal; a formatura “Mulheres da Paz”, também no dia 8, às 19h, com a entrega de certificados a 150 participantes, e a Parada Lilás, dia 9, às 10h, com concentração na Rua Elisa Fláquer, esquina com a Rua Álvares de Azevedo.
Em Santo André, 52% da população é formada por mulheres, que ganham, em média, 30% menos que os homens. Dados apontam que, a cada cinco minutos, uma cidadã andreense é vítima de violência. Para a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e assessora do Gabinete, Silmara Conchão, “os governos têm de realizar ações e serviços para garantir que elas sejam donas de suas próprias vidas, titulares de seus direitos, capazes de enfrentar os desafios colocados a cada momento”.
Ao explicar o mote da campanha especial do mês da mulher em Santo André, Silmara esclarece que o nome Por que políticas para as mulheres? – Nada sobre nós sem nós!,
justifica a necessidade de políticas para as mulheres. E complementa: “políticas públicas são essenciais para promover a igualdade entre homens e mulheres e, principalmente, aumentar a participação das mulheres em espaço de decisão e poder.”
Fonte: Portal do Grande ABC