A famosa feira de produtos artesanais, doces e salgados do Espaço Verde Chico Mendes estará em novo local no primeiro domingo de cada mês a partir de março. No dia 3/3, quem passar pela Avenida Kennedy (em frente ao ABREV, que fica na altura do no número 2300) já poderá conferir a feirinha das 9h às 17h. Nos domingos seguintes (10, 17, 24 e 31), ela volta ao parque Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 – Bairro São José).
A Feira é realizada pela Casa do Artesão, ligada à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul. A Casa também realiza, todos os meses, cursos rápidos para os interessados em aprender artesanato. Em março, serão realizados sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h.
O primeiro deles será no dia 14/3 e vai ensinar a fazer móbile de pimenta, com a professora Ivete. Na semana seguinte, no dia 21/3, a professora Cida vai ensinar a fazer agulheiro de tecido. Na última aula do mês, no dia 28/3, os alunos vão aprender a fazer topiaria com fuxico cata-vento, com a professora Simone.
Os cursos têm vagas limitadas e os interessados precisam se inscrever com antecedência pelo telefone 4229-9988 e pagar a taxa do material, que varia de R$10 a R$16. Todos os participantes levam a peça pronta para casa.
A Casa – A Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes abriu as portas em agosto de 2001. Surgiu como uma forma de auxiliar a enorme demanda de artesãos na cidade, que buscavam um espaço organizado para vender as peças que produziam. Hoje, com proporção bem maior e realizando uma atividade ininterrupta, já virou modelo para outras cidades, que costumam visitar o espaço para conhecer a dinâmica de funcionamento.
No início com pequena produção, atualmente a Casa tem 150 artesãos fixos, todos de São Caetano do Sul, que atuam nas mais variadas vertentes do artesanato e tem mais de 5000 peças expostas no local. Os participantes buscam atualização constante, o que faz com que o espaço receba novidades periodicamente.
Entre os dias 1 e 28/3, a Casa receberá inscrições de munícipes interessados em expor e comercializar produtos artesanais lá e na Feira de Artesanato e Alimentação. Para participar, é preciso ter disponibilidade para prestar serviço voluntário no local, uma vez ao mês. A inscrição deve ser feita pessoalmente na Casa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Basta preencher uma ficha retirada no próprio local. Os inscritos passarão por uma avaliação em data a ser agendada posteriormente.
A Casa do Artesão visa estimular a produção artesanal e ser um mecanismo de desenvolvimento econômico e de inclusão social, na medida em que gera emprego e renda. O endereço é Rua Pará, 88 – Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4229-9988.
Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul