Decoração

Decoração – Closet: Cada peça em seu lugar

O closet (armário embutido anexo ao dormitório) é ideal para quem gosta de praticidade e organização com roupas e acessórios. Mas não é preciso ter um quarto enorme para montar um closet. Quem dá as dicas é Rafael Dias, diretor comercial do Grupo Talismã Design (www.grupotalismadesign.com.br), com duas lojas em Santo André.

“Nao há metragem mínima. Já fizemos closet em espacos de 2m2 X 2m2. Mesmo qu e o quarto nao tenha uma área já determinada na pla nta, é possível criar closet com painéis em madeira, qu e sao mais práticos e custam menos do qu e fazer as paredes em alvenaria”, explica Rafa el Dias. O importa nte é aproveitar bem os espacos, adequa ndo-os a sua necessidade.

Confira as demais dicas do Grupo Talismã Design:

1. Cabideiros
Cabideiros extensivos/pneumáticos dão praticidade aos ambientes mais altos.
Ideais para colocar casacos e vestidos longos.
Cabideiros fixos são práticos para as roupas do dia a dia, além de economizarem espaço interno.
Iluminação com lâmpadas de led, que não esquetam, pode ser colocada no próprio cabide ou no interior do armário. Com sensor de presença, acendem automaticamente ao abrir a porta. Apesar de diferente, é mais decorativo do que prático.

2. Gavetas
Essenciais para guardar camisetas e pequenas peças como gravatas, roupas íntimas, jóias e acessórios. A praticidade está em colocar divisórias, em acrílico ou madeira, que facilitam a visualização e organização de peças pequenas.

3. Walking Closet (armário sem portas)
Indicado para um espaço maior e para quem mantém a organização, afinal as roupas ficam expostas.

4. Portas
As “de correr” ainda são as mais usadas, mas não se engane, pois nem sempre elas economizam espaço.
Tudo depende da disposição do ambiente. O ideal é que possam deslizar/abrir para os dois lados.
Se usar as de correr, aproveite-as para colocar espelhos inteiriços, há vários tipos: dos tradicionais aos fumês e os reflectas, que são vidros reflexivos na tonalidade bronze.

5. Sapateiras
Em prateleiras aramadas, com corrediça telescópica (que deslizam), as sapateiras ficam práticas e higiênicas, pois deixam o ar circular e facilitam na hora de guardar e localizar os sapatos. Se o espaço for pequeno, opte por prateleiras em madeira, também com corrediças telescópicas, pois cabem mais sapatos.
Atenção: se você usa sapatos com saltos muito altos, atente para a altura entre uma prateleira e outra.

VEJA mais