A Jazz Sinfônica do Estado apresenta concerto de ritmos populares brasileiros amanhã em Santo André. Baião, choro e samba são contemplados pelo programa da apresentação, no qual a orquestra homenageia os principais compositores do gênero. A apresentação será realizada no Teatro Municipal, a partir das 20h, com entrada franca.
Para o público do Grande ABC, o espetáculo representa rara oportunidade de conhecer e ser anfitrião de orquestras criadas longe daqui.
Regida pelo maestro João Maurício Galindo, a formação, que já soma 22 anos em atividade, concentra, nos moldes eruditos, uma autênticaCF51 big band/CF jazzística, resultando em sonoridade bastante particular e engrandecedora.
Galindo está à frente da Jazz Sinfônica do Estado há 11 anos. O regente apresenta atualmente o programa “Pré-estreia” na TV Cultura, no qual são pinçados novos talentos da música de concerto.
Repertório
O concerto de amanhã tem abertura com a obra do maestro Cyro Pereira, morto no ano passado, aos 82 anos. Foram escolhidas cinco composições suas para iniciar o espetáculo.
As músicas de Pereira trabalham sobre temas de autores como Adoniran Barbosa (1910-1982), Ary Barroso (1903-1964), Edu Lobo, Noel Rosa (1910-1937) e Tom Jobim (1927-1994).
Pereira foi o fundador da Jazz Sinfônica e trabalhou, durante os anos 1960, nos festivais realizados pela TV Record.
Ele era o grande maestro da atração, que revelou ao grande público compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo e Gilberto Gil, além das antológicas perfomances dos Mutantes (que tocaram em 1967 o clássico “Domingo no Parque”, com Gilberto Gil) e Roberto Carlos, que à época também se apresentava como intérprete de canções de outros compositores.
Fonte: Diário do Grande ABC