Quando começou a gravar o disco ‘Chão’ (2011), Lenine já tinha decidido que o trabalho seria feito sem percussão ou bateria. O uso do canto de um canarinho, as batidas do coração de um dos filhos, o barulho do caminhar e de uma chaleira em ebulição entraram como elementos rítmicos.
O público do show de amanhã no Paço Municipal de São Bernardo, com início às 20h30, poderá ter uma nova experiência sensorial na apresentação de Lenine. A entrada é gratuita.
Para potencializar a novidade sonora, o 12º CD da carreira de Lenine pode ser ouvido ao vivo com a tecnologia surround 4.1, que permite a característica de tridimensionalidade sonora para as músicas.
Munido de três híbridos entre guitarra e violão, a intenção do músico é levar um som quadrifônico às apresentações. Ao invés de usar dois amplificadores voltados para o público, os shows têm de quatro a seis caixas de som espalhadas entre os fãs. Tecnologia semelhante foi utilizada pelo músico inglês Roger Waters no show feito no Morumbi no começo de 2012.
“A conjugação que se costuma usar ao se referir a uma apresentação musical é a de ver e ouvir. Com o Chão isso é diferente. Ele tem uma característica que permite ouvir e ver. E esse é o grande diferencial do espetáculo”, explica o artista, que concorre ao Grammy Latino deste ano com a música ‘Amor É Para Quem Ama’ na categoria de melhor canção.
Além das dez faixas do último álbum, Lenine, acompanhado do filho Bruno Giorgi e do músico Jr Tolstoi, entoará outras 14 músicas adaptadas para o show sem percussão. Entre elas estão ‘Jack Soul Brasileiro’ e ‘Leão do Norte’.
O cenário, formado por estopa pintada de vermelha, e a luz do show são assinadas por Paulo Pederneiras.
Responsáveis técnicos pela gravação de Chão, Bruno Giorgi e Carlos Freitas concorrem, na mesma premiação, na categoria melhor álbum de engenharia de gravação.
O show de Lenine encerra o evento Trilhas Culturais, promovido pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. Durante todo o dia, o Paço receberá outros eventos culturais gratuitos e sorteio de prêmios. A organização espera receber 25 mil pessoas.
*Foto retirada do site do cantor. www.lenine.com.br