Iniciativa da construtora engaja colaboradores e diretores em uma jornada coletiva de bem-estar, superação e inspiração
Na MBigucci, o cuidado com as pessoas vai além dos canteiros de obras, escritórios e stands de venda. A empresa lançou o Desafio 8 Semanas: MBigucci em Movimento, uma ação interna, coordenada pelos departamentos de RH e Marketing, que une saúde física, equilíbrio emocional e engajamento entre os colaboradores. O ponto de partida foi a parceria firmada entre a MBigucci e a TotalPass, uma das principais soluções de bem-estar e saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo, que oferece acesso a academias e espaços com diversas modalidades esportivas, além de serviços de nutrição, meditação e terapias, com valores acessíveis e opções de planos gratuitos.
O Desafio, que já conta com 24 colaboradores inscritos na etapa de pesagem e medidas, é voluntário e inclui acompanhamento profissional, dicas de hábitos saudáveis, aulas de aeróbico, metas individuais e premiação em três categorias: evolução física (perda de peso e medida), engajamento na plataforma (maior frequência) e atitude inspiradora (eleito pelos colegas). Mais que números na balança, o foco do Desafio está na transformação pessoal e no incentivo mútuo.
Para o diretor de Vendas e Customer Success da TotalPass, Thiago Passos Letra, iniciativas como o Desafio 8 Semanas: MBigucci em Movimento vão muito além de cuidar da saúde física. “Impactam o dia a dia das pessoas, ajudando os colaboradores a saírem do ‘piloto automático’ e transformarem hábitos de forma prática e positiva, tanto na vida pessoal quanto profissional. Cada pequeno avanço na rotina de um colaborador se reflete no ambiente como um todo, mostrando que atenção de verdade às pessoas faz a diferença”, explica Thiago.
Reação em cadeia – A adesão da diretora administrativa e de RH da MBigucci, Roberta Bigucci, de 54 anos, reforça o caráter inclusivo da iniciativa. Ao participar com um propósito pessoal de bem-estar, ela também inspira a equipe: “Pessoas felizes são mais motivadas, e quando a gente começa a ver resultados no corpo, na mente, na memória e na saúde, a autoestima e a produtividade, consequentemente, melhoram”, afirma. A diretora, que também é bailarina e participa de corridas, disse estar feliz em voltar a usar roupas que gosta e antes não serviam. “Um desafio gera uma reação em cadeia. No começo parece difícil, mas é um desconforto positivo que traz muitos benefícios”, conclui Roberta Bigucci.
Entre os participantes do Desafio 8 Semanas: MBigucci em Movimento está Meire de Assis, supervisora do SAC e há 14 anos na empresa. Ela conta como o desafio está ajudando a sair da zona de conforto: “Tenho 44 anos, fiz a cirurgia bariátrica há 11 anos e perdi 41 kg na época, mas às vezes, mesmo com todos os cuidados, me acomodo e fico acima do peso. Minha meta com o Desafio é perder seis quilos”, conta Meire, que também destaca a importância da coletividade: “Ter amigas do trabalho com o mesmo objetivo é muito legal, a gente compartilha os desafios e uma motiva a outra”, diz.
O estagiário de TI, Charles da Cruz Silva, que está há nove meses na empresa, vê no Desafio uma oportunidade de retomar hábitos saudáveis. “Estou com 31 anos, já fiz atletismo, judô, academia, mas estava sedentário. Com o Desafio voltei à academia e quero melhorar meu condicionamento físico. Não é fácil conciliar prática esportiva com trabalho e faculdade, mas o importante é não desistir”, afirma.

Sessões pontuais de exercícios podem aprimorar diversas funções cognitivas, em especial a memória, a atenção, o processamento de informações e a função executiva, ligada ao planejamento, execução e manutenção de tarefas, foi o que revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, nos Estados Unidos, que analisaram 113 trabalhos científicos publicados entre 1995 e 2023, envolvendo mais de 4 mil pessoas, com idades de 18 a 45 anos.
Mais do que um programa de saúde, o Desafio 8 Semanas: MBigucci em Movimento está se tornando um símbolo da cultura da empresa, no qual cada colaborador, independentemente da idade e do cargo, é incentivado a cuidar de si, apoiar os colegas e construir, juntos, um ambiente mais leve, saudável e produtivo.