Dicas, Comportamento, Qualidade de Vida, Utilidade Pública, Variedades

Como adaptar seu pet ao novo apartamento

Toda mudança é um desafio, pois existem vários aspectos com os quais temos que nos preocupar: caixas, pertences pessoais, organização, transporte, móveis, dentre outros.

E se você possui um animal de estimação, essa mudança tem mais um fator importante a se pensar: a adaptação do seu bichinho ao novo lar. Para facilitar essa missão, separamos algumas dicas que irão te ajudar na hora de adaptar o seu cachorro ou gato em um novo apartamento.

O seu animal e o novo lar:

Não leve seu pet durante a mudança: Todo o processo de transferência de itens e pessoas a um lugar completamente desconhecido é algo muito brusco para o seu pet, e sabendo que você não conseguirá dar a atenção que ele precisa nesse momento, tudo isso pode causar estresse e ansiedade no animal. O ideal é deixá-lo, durante esse período, com um amigo, em um hotel ou local que ele se sinta feliz e confortável.

Apresente o novo imóvel: Para os animais, o processo de compreensão e adaptação é mais demorado. Antes de levá-lo oficialmente para o novo lar, apresente o imóvel para ele, o deixe cheirar e explorar todos os cômodos durante o tempo que ele precisar. Realize esta visita antes ou depois de fazer a transferência de pertences, pois é um processo que exige calma e paciência.

Cuidado com possíveis fugas: Um lugar novo, por mais que tenha sido apresentado anteriormente, ainda não deixa de ser um lugar um pouco estranho, o que pode ocasionar fugas. Sempre mantenha a atenção no seu pet durante esse período, use telas e cercas de proteção (de preferência, as instale durante a mudança).

Dedique seu tempo ao pet: Nesse início de adaptação e estranhamento do novo apartamento, é sempre bom dedicar um tempo a mais para o seu pet entender que ele não ficará sozinho naquele lugar “estranho”. A sua presença demonstra proteção e segurança, fazendo com que ele compreenda que o apartamento é um ambiente amigável e tranquilo. O melhor cenário é mudar-se em uma sexta-feira, para estar com ele durante final de semana de adaptação.

Mantenha a rotina: Por mais que o processo de mudança seja complexo, mantenha a rotina com seu pet, facilitará a adaptação dele e a sua. Continue com os passeios, brincadeiras e alimentação em horários semelhantes. Além disso, mantenha a rotina de limpeza do seu antigo lar em seu novo apartamento, para que seu animalzinho entenda que agora, aquele espaço é sua nova casa.

Fique atento aos sinais: Os animais expressam seus sentimentos através da saúde física e ânimo. Caso seu pet: chore demais, tenha falta de apetite, ande curvado, trema, não brinque ou interaja, tenha crises de vômito ou diarreia, dentre outros sintomas, durante 2 ou 3 dias, significa que ele está com dificuldades de adaptação, e, em situações como esta, o ideal é levá-lo ao veterinário.

Aproveite com seu animalzinho no Exuberance MBigucci:

Toda adaptação leva tempo, mas sabemos que pelos nossos bichinhos, passamos por este processo com amor e tranquilidade. E para ajudar você e seu pet a manter a rotina e integrá-lo no novo lar, que tal aproveitar o Pet Place do Exuberance MBigucci? Um espaço perfeito para seu pet gastar energia e se divertir muito! Além deste espaço, o Exuberance possui: piscinas adulto e infantil, salão de jogos, fitness, espaço gourmet e muito mais. São apartamentos de 70m², 3 dormitórios (suíte), terraço com churrasqueira, 1 ou 2 vagas de garagem. O lugar perfeito para chamar de lar!

Fachada Exuberance MBigucci

VEJA mais