O Grande ABC tem sido manchete dos principais jornais nas últimas semanas pelo aumento significativo de lançamentos e vendas de imóveis na região. Os números são da Acigabc (Associação de Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC).
O destaque fica por conta dos lançamentos, que cresceram 106 % no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. Segundo Milton Bigucci, presidente da Acigabc, “muitas empresas pouparam lançamentos ano passado com receio de não conseguirem vender os imóveis, por isso houve esse aumento expressivo neste ano”. A expectativa é que este número cresça mais 5% até o final do ano.
As vendas também aumentaram em 18,7% no primeiro semestre. A maior demanda é por apartamentos de 2 dormitórios, e a cidade de São Bernardo do Campo é a mais buscada.
Outra novidade é o “ABCDOG” – denominação criada para região formada pelas cidades do ABCD, mais Osasco e Guarulhos – cujos lançamentos e vendas ultrapassaram os da capital paulista pela primeira vez na história. Segundo o Secovi, nos primeiros cinco meses de 2010, o ABCD concentrou 53% de vendas e lançamentos, enquanto a cidade de São Paulo, ficou com 47% desse mercado.