Variedades

Férias no condomínio

Com as férias chegando que tal aproveitar para montar uma programação divertida?

Nem sempre as férias dos filhos coincidem com as dos pais. O que é motivo de preocupação, pois as crianças ficam com muito tempo ocioso. Mas, com um pouco de organização e a colaboração do síndico e dos condôminos, é possível transformar esse período em uma verdadeira diversão para as crianças e tranquilidade para os pais. E o que é melhor: dentro do próprio condomínio.

O primeiro passo é montar uma equipe de organização antes mesmo das férias começar. O ideal é que o grupo tenha representantes crianças, jovens, pais e, é claro, o síndico é presença fundamental.

Faça uma programação diferente para cada dia.
As atividades podem começar depois das 10h ou então no período da tarde, afinal férias também é para dormir até mais tarde. Aproveite todos os espaços que seu condomínio tem, cada dia em um lugar diferente, assim fica mais dinâmico. Contratar um educador de férias, ou professores de dança, culinária, música, artesanato ou esportes deixam as atividades mais dirigidas e seguras. E, se o condomínio for muito grande, com um número considerável de crianças, a melhor saída é contratar empresas especializadas. Os valores podem ser divididos entre os condôminos, o que barateia o custo.

Aí vão algumas dicas e sugestões da MBigucci:

• Festa Temática – No salão de festas. Pode ter a participação de crianças, jovens e adultos. Pode ser à fantasia, com máscaras, cores definidas e até com pijama.
Cada convidado leva uma bebida e algo para comer. Aproveite para envolver a turma com a decoração do salão.

• Aula de culinária – Aproveite o Espaço Gourmet para preparar receitas de lanches, sorvetes, doces, mas atenção: é preciso sempre a supervisão de um adulto.

• Oficina de Arte – Pode ser feita na brinquedoteca, sala multiuso ou salão de festas. Faça uma pesquisa entre os moradores, pois sempre tem alguém do próprio prédio que
sabe ensinar: origami, pintura em tela, escultura em argila, brinquedos com recicláveis…

• Roda de leitura – Use a brinquedoteca ou uma sala multiuso para esta atividade. Sempre tem um bom contador de histórias na turma e dá até para promover uma sessão de troca de livros ou gibis.

• Sessão de cinema – Use a sala de home theater ou até mesmo o salão de festas. Se não tiver TV no espaço, dá para alugar um telão. Aí é só escolher um filme/desenho
divertido e preparar pipoca e suco.

• Caça ao tesouro – Dá para usar todos os espaços comuns do prédio. Faça pistas que levem aos locais indicados. Em cada espaço deverá ter um mapa com a próxima pista que
levará a outro local. Por último, esconda o “tesouro”, que pode ser um saco de doces ou caixa de bombom ou ainda um bexigão com balas, algo que todos possam dividir.

• Show de talento – Use o salão de festas, ou a quadra. Combine com antecedência para cada participante preparar um número, pode ser dança, música, piada, mágica, poesia, acrobacias com cachorro, mímica ou outros e não se esqueça de escalar alguém para ser o apresentador. O melhor calouro pode ganhar uma caixa de bombom.

Atividades esportivas

• Competição de peteca – Dá para fazer na quadra ou em qualquer outro espaço, basta marcar o campo com fita crepe ou giz de lousa e conseguir uma peteca. Você pode
improvisar uma peteca também com bola de papel jornal para a base e canudinhos no lugar das penas.

• Competição de futebol e futebol de botão – Pode ser feito na quadra, envolvendo também os papais, com jogos noturnos, eles adorarão!

• Competição de games – Pode ser no salão de jogos, na área de lan house. Providencie os computadores, os jogos e uma tabela de quem enfrenta quem.

• Voleibol, basquete, queimada – Use a quadra para as competições e monte os times.

• A piscina pode ser usada como recreação ao fim do dia – Dá também para marcar uma hidroginástica, competição de corrida e até um biribol (parecido com o vôlei). Mas é importante sempre ter um adulto ou salvavidas supervisionando.

• Campeonato de pipas e capuchetas – Faça as pipas na brinquedoteca e solte na quadra ou na área do playground, longe dos fios de eletricidade.

VEJA mais